quarta-feira, 31 de maio de 2017

[Resenha] Pseudônimo Mr. Queen - Loraine Pivatto

Descontrolados,

         Venho com mais uma obra provinda de Booktour do qual estou participando. Hoje vamos falar de um livro que apresenta uma proposta bem original e ousada na minha opinião. Estou falando de Pseudônimo Mr. Queen da autora Loraine Pivatto. Só pelo nome já vemos que não se trata de uma obra da qual estamos acostumados a encontrar por aí.


Título: Pseudônimo Mr. Queen
Autor(a): Loraine Pivatto
Gênero: Fantasia/Distopia/Ficção/Literatura Nacional
Páginas: 404
Sinopse: O ano é 2012, dia 21 de dezembro, e a temida profecia maia acaba de se cumprir.

Cidades devastadas, ruas vazias, a população mundial bruscamente reduzida, e a história dos sobreviventes começa a ser contada.

Os escolhidos iniciam um novo mundo, baseado nas novas regras passadas através dos sonhos.

Agora serão 2 vidas:  a primeira até os 70 anos, a segunda a partir dos 20 e até os 100. 150 anos no total. Nenhum segundo a mais.

A nova sociedade começa a surgir: sem desigualdade, sem dinheiro, sem doenças, sem possibilidade de mortes prematuras, exceto por uma maneira.

Uma única maneira de morrer, mas que não pode ser revelada. Um segredo que precisa ser guardado. Para salvar a sociedade de si mesma.
          Começamos conhecendo Regina Brandão e alguns outros personagens que estão sentindo as sensações depois que a profecia havia se cumprido. Os sobreviventes dessa nova realidade agora têm a oportunidade de viver duas vidas: a primeira vai até 70 anos de idade e quando é chegada essa idade a pessoa é teletransportada para outra vida paralela onde ela começa a viver com seus 20 anos de idade e chegará aos 100 anos. Dessa forma, temos um total de 150 anos.

"Os escolhidos iniciam um novo mundo, baseado nas novas regras passadas através dos sonhos.

          A partir de agora não há mortes nem doenças, é impossível cometer suicídio. Não há outra forma senão viver os 150 anos, nem um minuto a mais e também nenhum a menos. Há apenas uma falha nesse mundo utópico: alguns sobreviventes conhecem a única forma que existe para morrer. Essas pessoas detentoras de tal conhecimento a partir de então têm a responsabilidade de guardar esse segredo, afinal tal informação nas mãos erradas poderia causar um grande caos.

"A nova sociedade começa a surgir: sem desigualdade, sem dinheiro, sem doenças, sem possibilidade de mortes prematuras, exceto por uma maneira."

         Regina é uma mulher de 45 anos que não consegue enxergar os motivos pelo qual é uma das sobreviventes, já que possuí um passado um tanto obscuro. Ela vê uma nova oportunidade para ser feliz e a agarra com unhas e dentes. Dentre os sobreviventes, Regina reconheceu uma garotinha chamada Maria Eduarda (Duda) da antiga era e sentiu-se na obrigação de cuidar dela como filha. Duda teve uma filha chamada Larissa (Lara) e que por sua vez ajudou a aumentar a família tendo também uma filha chamada Vitória. Três gerações bem distintas que apresentam mulheres fortes e que defendem aquilo que acreditam.

"A sensação de paz era imensa, acompanhada de uma satisfação por ter feito a coisa certa. Larissa sabia que a tristeza passaria naturalmente e que o que mais importava no momento era o consolo de estar em dia consigo mesma, com a dignidade intacta."

          Será através dessas mulheres que o novo mundo após a profecia nos será apresentado. Tudo começa de forma bem simples, com todos em situação igualitária. Mas na sociedade sempre tem aqueles que se sentem superiores e a partir disso novamente vão se criando divisões entre classes sociais e classificações que se tornam cada vez mais complexas. Há também aqueles que desejam mais poder e que começam a tramar para alcançar seus objetivos. Assim criam-se novos conflitos e teremos muitas surpresas através das páginas.

Ah! Os sobreviventes continuam os mesmos homens e mulheres da vida antiga, cheio de empáfia, arrogância e presunção. Ou talvez ainda piores. Mesmo com o mundo maravilhoso que tinham recebido, sem mortes prematuras ou doenças graves, sem discriminações e diferenças sociais, um mundo de fartura, no qual podiam dispor de todos os produtos e serviços existentes da natureza exuberante, as pessoas ainda se sentiam entendiadas, desvalorizadas ou aborrecidas."


          Foi o meu primeiro contato com a escrita da Loraine e sou grata pela oportunidade de conhecer seu trabalho. Demorei um pouco a engatar na leitura até entender melhor como tudo funcionaria nessa nova realidade que os personagens teriam após a profecia se concretizar. Temos aqui um mundo pós-apocalíptico em que os sobreviventes tem a oportunidade de viverem de forma igualitária, sem preconceitos e diferenças. Mas como sempre, nem todos ficam felizes com essa condição, afinal o mundo pode ter mudado porém a essência de cada um continua a mesma: individualista, gananciosa e ambiciosa.
         A priori, levamos um baque com a sinopse apresentada, mas no decorrer das páginas a autora consegue de forma minuciosa e de fácil compreensão nos inserir nesse novo mundo com características tão peculiares. Há vários personagens, cada um com sua importância e personalidades únicas que ao final se interligam encaixando todas as peças do quebra-cabeça e sem que fique confuso todas as pontas são bem amarradas ao final.
        A obra tem a narração em terceira pessoa e é dividida em três partes: Regina Brandão, Larissa Brandão e Vitória Brandão. Gostei bastante da narrativa feita dessa forma. A meu ver, o objetivo da autora é discutir de forma clara e direta o comportamento humano em sociedade seja ele negativo ou positivo tendo importantes apontamentos sobre a forma de agir de nós, humanos.
        Quanto à parte física não tenho como discorrer muito, já que essa edição foi impressa especificamente para o booktour e não sei se há alterações em relação aos exemplares para venda. O que posso dizer do livro que recebi é que ele apresenta um tamanho de fonte agradável, assim como o espaçamento entre linhas. A capa representa muito bem a proposta do livro, simples e muito bonita. Me deparei com alguns poucos erros de revisão que nada alteram o entendimento da obra. Uma coisa que fiquei meio triste é que, por passar por diversos leitores, ele apresenta um pouco de desgaste e também marcações à caneta (o que destruiu meu coração).
        Temos muitas reviravoltas e um final muito bem articulado, além de surpreendente e inesperado pelo menos para mim. Não há como deixar de indicar essa obra para quem adora uma distopia regada por um teor bem dosado de suspense e críticas sociais. Intrigante e extremamente real!
         Vocês já tinham conhecimento sobre a obra? O que acharam desse novo mundo com duas vidas que apresentam o que chamei de"data de validade"?

Bjux e até a próxima Descontrolados!

Um comentário:

  1. Muito obrigada, Michele. Adorei a sua resenha!!! :)
    Quem tiver interesse em participar, pode entrar em contato comigo pelo email lorainepivatto@gmail.com.
    Será um prazer inclui-los na lista de leitores :)
    Caso prefiram adquirir o livro digital, está disponível na Amazon.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir